Palavras do Coração ♪


1º contato com BC - Por Camila Passos


Início de agosto, foi quando uma amiga me convidou para assistir um show no SESC Santo André. Perguntei de quem seria o show e foi me dito: ‘Bruna Caram, conhece!?’ e eu respondi: ‘Não conheço’, pois bem, começava ali a gana para conhecer o trabalho daquela cantora de quem eu iria assistir ao show. Comecei baixando o CD ‘Feriado Pessoal’, mas não escutei assim que baixei, confesso que relutei um pouco, mas acabei cedendo ao encanto daquela voz doce, suave e repleta de paz, sim aquela voz me fazia ficar ‘EM PAZ’.
Passei a consumir o CD, cada segundo de cada faixa, me arrepiava absurdamente e aí já não conseguia mais explicar o que estava acontecendo comigo, ou melhor, sabia sim, eu estava apaixonada [no melhor sentido da palavra] pelo trabalho da Bruna, mas ainda faltava algo, O SHOW, mas antes tinha que escutar o 1º CD dela, intitulado ‘Essa Menina’ ... ‘Aaaahhhhh ESSA MENINA é mesmo DIFERENTE’ era o que eu pensava, e a ansiedade aumentava para que chegasse logo o tão esperado dia, não via a hora de me deparar com aquela voz, ao vivo!!!
Ok... chegou o dia, era um sábado, se eu não me engano, dia 21 de Agosto de 2010 (isso, não faz muito tempo), chegamos em cima da hora, o teatro já estava aberto e logo entramos e sentamos. HORA DO SHOW!.. Ela começa recitando um verso belíssimo, Rio 42 de Chico Buarque: ‘Se a guerra for declarada em pleno domingo de carnaval, verás que um filho não foge a luta. Brasil recruta o teu pessoal. Se a terra anda ameaçada, de se acabar numa explosão de sal. Se aliste, meu camarada a gente vai salvar o nosso carnaval’ ... PONTO PRA ELA, já começou me arrepiando!
E vem a primeira canção ‘Quem sabe isso quer dizer amor’, um clássico que só conhecia na voz do mestre Milton Nascimento, mas que a Bruna interpretou com maestria e intensidade ... mais arrepios, as canções brotavam e eu já estava perdida [também no bom sentido], não sabia se prestava atenção nela, nas canções ou se fotografava, afinal aqueles momentos deveriam ser registrados [tudo bem que uma guria do SESC não queria que fizéssemos filmes ou fotos, mas eu consegui], enfim, eu estava boquiaberta, feliz e com um sorriso bobo na face, e ela tava quase fazendo esse sorriso virar uma ‘GARGALHADA’, essa era minha vontade, gargalhar de tão alegre que eu estava.... Meu Deus do céu, era muuuuuuuuuuuito talento sobre aquele palco, eu olhava para minhas duas amigas e dizia, com o perdão da palavra: ‘Cara%$@# essa menina é F@#$%’ e com um sinal positivo com a cabeça elas concordavam. Nossa, a Bruna estava superando todas as minhas expectativas e é isso que eu gosto!... Foi pouco mais de 1 hora de show, Bruna desfilou seu magnífico repertorio e despertou em mim uma admiração tremenda, pela cantora, pela atriz e pela bailarina que ali estava ou como ela mesma ‘resume’: Cantadora, Cantatriz, Cantarina... O show acabou e ficamos ali, na expectativa de rolar um pós show. Conhecê-la e parabenizá-la era o meu objetivo e assim aconteceu, ficamos na fila, queríamos ser as últimas, mas creio que todos ali queriam ser os últimos, para tentar conversar mais, fica um pouco mais de tempo naquela presença agradável....
Enfim, chegou a nossa vez, a parabenizei pelo show e dei o CD que havia comprado para que ela pudesse autografar, quando pegou o encarte do CD nas mãos me perguntou: ‘¿Como se llama?’ (espanhol) e eu dei risada, porque minhas amigas brincam comigo dizendo que sou poliglota, pois gosto de ‘falar’ outras línguas, mas na verdade não falo nenhuma hahahahahaha .. ai brinquei: ‘Nossa gente, ela me conheceu agora e já sabe que sou poliglota?’ hahahahaha, claro que ela ter ficado sem entender, até mesmo porque era uma #PiadaInterna, mas ali eu já havia ganhado o meu dia. Falei meu nome, ela autografou o CD, tiramos uma foto e eu lhe dei um beijo, um abraço e disse: Parabéns, você á o máximo!...
É, aquele momento estava chegando ao fim, mas na verdade foi um começo, um lindo começo para uma fã e seu ídolo ... e outros shows vieram... Sobre os outros shows? Eu conto depois... PS: Esta é experiência do meu 1º primeiro show!!! INESQUECÍVEL!

_____________________________________________________________

1º contato com BC - Por Carol Balza


Encantadora, essa é a palavra que a define, encantadora.
Ela é voz, é expressão, é leveza e força, suavidade e intensidade, interpreta, recita, declama, canta, e encanta.
Conheci e foi paixão à primeira vista. A caminho do trabalho, fone no ouvido, rádio sintonizada e as músicas tocavam, passavam, mudavam, e minha cabeça estava longe. Até que uma tocou não só na rádio mas ainda mais em mim, tocou no coração, aquelas ‘palavras do coração’ pegaram meu coração de jeito. Cantarolei aquele refrão delicioso o dia todo, louca para chegar em casa e pesquisar quem seria a dona daquela voz abençoada. Descobri a dona da voz e mais três músicas que seriam a minha trilha sonora para o trabalho quase que diariamente, era lei, sair de casa ao som de Palavras do Coração, metrô ao som de Feriado Pessoal e elevador do trabalho ouvindo Caminho pro Interior.
Semanas passaram e um amigo me diz ‘Cá, fui ao show da Bruna Caram ontem, sabe aquela menina que você ama as musicas? Então, você precisa conhecer, me apaixonei e você também vai se apaixonar. Ela canta olhando nos seus olhos’. Essa ultima frase foi arrebatadora, que tipo de cantora é essa que canta olhando nos olhos do publico, eu achava que isso era quase uma lenda. Cansei de ver divas nos palcos, que cantavam para inflar o próprio ego, e aquelas também que cantavam para si mesmas, para saciar as suas vontades e desejos. Mas será mesmo que ela canta para o público? Vamos ver onde isso vai dar.
Imediatamente baixei os dois álbuns, ouvi o primeiro e logo me apaixonei pela ‘ginga’ de Essa Menina, mas meu momento estava mais para Um Blues [ah não tem como não comentar Sensação, não é uma musica, é um acontecimento, queixo caído quando ouvi]. Enfim, todas aquelas musicas lindas do primeiro álbum passearam pelos meus ouvidos e invadiram meu coração.
Passei para o segundo álbum, ouvi e cantei Feriado Pessoal e logo queria passar pra Caminho pro Interior, queria logo minhas preferidas, mas mal sabia eu que a musica que mudaria minha vida naquele momento era aquela que ficava entre Feriado e Caminho. Alias, demorei pra saber, por vezes passei direto por ela. Um belo dia resolvi ouvi-la, fazia um tempinho que uma gargalhada não se manifestava em mim, ‘quem sabe essa música não é engraçadinha’ pensei, foi quando me deparei com os versos mais bem escritos que já vi, uma suavidade, uma alegria, parecia que cada uma daquelas palavras foi escrita para mim, era tudo o que eu precisava ouvir, ler, e principalmente saber. Nesse dia, sozinha em casa, à noite, escutei e cantei Gargalhadas dezenas de vezes, e aquilo me fez um bem. Nunca uma musica havia me tocado tão fundo. Se transformou no meu hino, sempre que algum pensamento ‘ruim’ vinha afugentar minha mente já tão carregada, bastava cantarolar Gargalhadas que passava. Decretei essa a minha musica mágica.
A fase ruim passou, a música continuou, e com ela fui descobrindo a beleza de tantas outras, e cada dia mais me apaixonava por aquela voz. Precisava conhecer essa pessoa iluminada, essa ARTISTA no sentido mais puro e lindo da palavra. Acredito que pessoas como a Bruna todos nós deveríamos conhecer nessa vida, não precisa conhecer a intimidade, ser amiga, mas só de conhecer a arte, a delicadeza, a aura iluminada de uma pessoa como a Bruna, com certeza sua vida muda.
Chegou o dia em que eu tiraria a prova, é tudo isso mesmo? Um artista só me conquista por inteira quando o vejo no palco. Quando vejo verdade no que ele faz. E a Bruna, ah a Bruna era tudo o que eu imaginava e muito mais. Durante aquela uma hora e meia fiquei hipnotizada por aquele talento, não conseguia aumentar o som da minha cantoria, queria mais era ser invadida por aquela voz que com tanto cuidado e carinho cantava cada silaba e assim nos transportava para o mesmo sentimento que ela sentia, cantando.
Saí de lá de alma lavada, ela não era só a voz que havia me conquistado, era sorriso, um sorriso largo, aberto, sincero, verdadeiro, que faz cada uma daquelas pessoas ali sentadas à beira do palco se sentirem únicas, aquele sorriso passa um carinho, um respeito, que contagia e encanta [desculpe usar essa palavra de novo, mas é que não consigo achar outra que demonstre melhor como é essa pessoa]
Agradeço a Bruna por existir e por compartilhar seu talento com quem queira ver e ouvir. É uma pessoa deliciosa, uma alma linda, um coração cheio de verdade, e um sorriso. Esse sorriso que me conquistou e que a cada música dela que eu ouço se transporta para o meu rosto e faz da vida mais leve, mais gostosa de ser vivida.

Obrigada!